Sessão Solene homenageia centenário do Educandário Santa Teresinha

por Maurilio publicado 09/10/2025 18h50, última modificação 09/10/2025 21h07

A Câmara Municipal de Caicó, por meio da propositura do vereador Andinho Duarte (PV), promoveu, nesta quinta-feira (9), uma Sessão Solene em comemoração aos 100 anos do Educandário Santa Teresinha (EST). O evento ocorreu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, na sede do Poder Legislativo, e foi marcado pela entrega de comendas a pessoas que desempenharam papéis significativos na história do Educandário.

Além do proponente, participaram do evento os vereadores Dr. Júlio Filho (Republicanos) e Mancuso (Republicanos), que se somaram a autoridades locais, ex-alunos, professores e membros da comunidade escolar.

Fundado em 11 de outubro de 1925, o Educandário Santa Teresinha foi idealizado pelas Irmãs Filhas do Amor Divino, lideradas pela Irmã Teresina Werner, que chegaram a Caicó com o objetivo de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa, solidária e plural. Ao longo de um século, a instituição consolidou-se como referência educacional no Seridó, destacando-se pela excelência no ensino e pela formação de cidadãos conscientes e comprometidos com valores essenciais.

Durante a Sessão Solene, o público foi agraciado com uma apresentação cultural emocionante. A aluna Tarsila Cunha, do 9º ano, declamou um poema de sua autoria que reconta a história do EST em seus versos. A jovem também representou Irmã Teresina Werner, em uma declamação poética intitulada “Teresina e a Missão, deste Sertão a Trilhar”, emocionando a todos com sua performance e homenagem à fundadora da instituição.

O vereador Andinho Duarte, proponente do evento, celebrou a história do Educandário Santa Teresinha para a cidade de Caicó e para toda a região do Seridó. “Temos o dever, a obrigação de homenagear esta instituição, que, há 100 anos, vem formando o povo de Caicó e do Seridó. O EST foi fundado em 11 de outubro de 1925, liderado pela Irmã Teresina Werner e mais oito freiras, e, ao longo de dez décadas, vem prestando relevantes serviços ao nosso povo”, afirmou.

Na tribuna, Salmo Batista, secretário municipal de Finanças e ex-aluno do EST, também fez questão de expressar sua gratidão à instituição: “Gostaria de agradecer ao EST por ter me ensinado as primeiras palavras, as primeiras letras. Foi lá onde fiz a alfabetização, o início de toda vida acadêmica enquanto ser humano. Até hoje tenho vínculos com o educandário, pois atualmente minha filha é aluna, e eu, a convite de Padre Gleiber Dantas, participo da associação dos Ex-Alunos.”

O evento se destacou pela entrega de comendas a cidadãos que tiveram papel fundamental na trajetória do Educandário, reconhecendo suas contribuições ao longo da história. As homenagens foram entregues a: Ir. Praxedes, Irmã vitalícia na comunidade de Caicó desde 1994, representando todas as Irmãs que já passaram e que residem em Caicó; Francisca Eunice, ex-professora, representando todos os educadores que fizeram parte dessa história; José Galego, ex-funcionário, representando todos os funcionários que contribuíram para o sucesso do EST; Hallysson, ex-membro da gestão, representando todos que passaram pela administração do Educandário; Joselma, professora, representando o atual quadro de docentes; Irene, professora mais antiga ainda em atividade na escola; Tessiane, membra da atual gestão, representando a gestão vigente.

A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Padre Gleiber Dantas de Melo; Irmã Eliana, coordenadora do Serviço Religioso do EST e Superiora da Comunidade Santa Teresinha; Irmã Patrícia, professora de Ensino Religioso e membro da Comunidade do Santa Teresinha; Irmã Neves, diretora do EST; Edja Kelly, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e membro da Comissão Centenária; Alexandre Cavalcanti, coordenador cultural e membro da Comissão Centenária; Nilzete Palhares, secretária e membra da Comissão Centenária; Alexandre Queiroga, T.I. e membro da Comissão Centenária.

A comemoração dos 100 anos do Educandário Santa Teresinha reafirma o legado de comprometimento com a educação, o fortalecimento da comunidade e a formação de cidadãos para um mundo mais justo e solidário. O evento também simbolizou o reconhecimento do impacto positivo da instituição na vida de várias gerações de caicoenses e seridoenses.