Câmara promove Audiência Pública sobre o Agosto Lilás e reforça compromisso com o enfrentamento da violência contra a mulher

por Maurilio publicado 26/08/2025 21h35, última modificação 26/08/2025 21h36

A Câmara Municipal de Caicó promoveu, na noite desta terça-feira (26), no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, uma Audiência Pública alusiva à campanha Agosto Lilás, que tem como foco o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa foi proposta pela vereadora Ana Aline Morais (PT), a qual frisou a importância da mobilização do poder público e da sociedade civil em torno da causa.

Além da proponente, participaram da audiência os vereadores Rosângela de Zé Maria (PL), Diogo Silva (Solidariedade), Dedé Boneleiro (Podemos) e Mancuso (Republicanos).

Em discurso na tribuna, a vereadora Ana Aline Morais destacou que o momento é de ação conjunta e fortalecimento das redes de apoio: “Vivemos um tempo em que os desafios são enormes, mas também é tempo de união, de coragem e de fortalecimento das redes de apoio. Aqui não estamos apenas para denunciar, mas para propor caminhos, ouvir vozes, construir soluções e reafirmar que nenhuma mulher está sozinha. O Agosto Lilás nos lembra que a luta contra a violência doméstica e de gênero precisa ser permanente, precisa estar no coração das políticas públicas e precisa do compromisso de cada um e cada uma de nós.”

O evento contou com a presença da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó, Manayra Monteiro, que apresentou dados alarmantes e reforçou a gravidade da situação enfrentada por mulheres em todo o país.

“Infelizmente, continuamos sendo mortas. Eu não gostaria de trazer este dado à tona, mas recentemente o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 apontou mais de 1.400 mortes em contexto de feminicídio. Falo sem medo de errar que o feminicídio é uma epidemia, a maior que o país enfrenta atualmente”, disse a representante da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN).

Também compôs a mesa a geógrafa Anelisse Pinheiro, representando a Cáritas Diocesana de Caicó, que ressaltou a importância da união entre mulheres como ferramenta de resistência e enfrentamento da violência: “A violência doméstica vai muito além de casos extremos que ganham visibilidade, como o de uma mulher agredida com 61 socos em um elevador. Isso se manifesta de muitas formas, muitas vezes silenciosas e invisíveis. No entanto, é por meio da união que as mulheres conseguem se fortalecer, apoiar umas às outras e encontrar coragem para romper o ciclo e buscar os canais de denúncia.”

A audiência reuniu representantes de diversos setores da sociedade, órgãos públicos e entidades ligadas à promoção dos direitos das mulheres. Estiveram presentes: secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alice Fernandes; secretária-adjunta da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Betânia Fernandes; Ozeane Albuquerque e Anelisse Pinheiro, representantes da Cáritas Diocesana de Caicó; Juliana Dantas, representante do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes; Hyally Carvalho, representante do Coletivo de Mulheres da UFRN; Débora Freitas, representante do Grupo de Mulheres Urbanas (Flores do Algodão – Itans); Lucineide Araújo, representante do Grupos de Mulheres Rurais (Grupo Mãe Dalvinha); Alita Torres, representante do Grupo de Mulheres LGBTQIAPN+; Suenyra Nóbrega, representante da 10ª DIREC; Iva Alves, representante da SINTERN; Manayra Monteiro, representante da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); além de representantes da sociedade civil organizada.

A Câmara Municipal de Caicó reafirma, por meio desta iniciativa, o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento da violência de gênero. O Agosto Lilás é um lembrete de que a luta por justiça, dignidade e igualdade deve ser constante e coletiva.