Câmara Municipal de Caicó promove Audiência Pública sobre a situação dos cemitérios públicos do município
Na noite desta quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Caicó promoveu uma Audiência Pública no Plenário Prefeito Inácio Bezerra para discutir a atual situação dos cemitérios públicos do município. A iniciativa partiu do vereador Andinho Duarte (PV), que tem pautado a necessidade de atenção e respeito aos espaços destinados ao descanso final dos cidadãos caicoenses.
A audiência reuniu vereadores, representantes do poder público e da sociedade civil organizada, com o objetivo de levantar os principais desafios enfrentados pelos cemitérios e debater soluções conjuntas para os problemas existentes, especialmente em relação à manutenção, infraestrutura e falta de espaço.
Além do vereador Andinho Duarte, participaram da audiência os parlamentares Ana Aline Morais (PT), Diogo Silva (Solidariedade) e Fabinho da Saúde (PSDB).
Durante a abertura, o vereador Andinho Duarte destacou a importância simbólica e histórica dos cemitérios para a comunidade: “Os cemitérios da cidade são lugares ‘santos’, onde são depositados o que temos de mais importante ao longo das nossas vidas: os restos mortais dos nossos entes queridos. Nos cemitérios todos são iguais. Lá não existe ninguém melhor do que ninguém. Um lugar onde a raça, religião, opção sexual e nível social se desfaz, porque todos ao pó voltam. Ali só existe a oração e saudade cruciante. Esses lugares sagrados guardam nossas raízes, sentimentos e a história de um povo que muito contribuiu para o futuro da nossa cidade.”
No entanto, ainda de acordo com o parlamentar, “os cemitérios de Caicó, há décadas, passam por situações conflituosas, no que diz respeito a espaços”.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Pedro Pereira, também se expressou, expondo as dificuldades enfrentadas pela gestão na promoção de ações de manutenção e limpeza.
“Os cemitérios estão num ponto em que, até para fazer uma manutenção, temos dificuldade. Deveríamos passar dois ou três dias limpando, mas passamos duas semanas. Hoje, o nosso país funciona em cima de muita burocracia. Não conseguimos agilizar os trâmites, mesmo com recursos. Quando essa burocracia andar, nós também conseguiremos resolver as coisas”, relatou Pedro.
Além dos vereadores, estiveram presentes: Pedro Pereira, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos; Maricleide Farias, representante do SEMPRE (assistência familiar); e Samarone Dantas, da Funerária Santa Clara.
A audiência reforça o papel do Legislativo municipal como espaço de diálogo aberto e democrático, buscando soluções para problemas que afetam diretamente a população. A Câmara Municipal de Caicó reafirma seu compromisso com o bem-estar da comunidade e continuará acompanhando os desdobramentos das demandas apresentadas durante o encontro.