Câmara de Caicó celebra Ano Internacional das Cooperativas em Sessão Solene promovida pela vereadora Ana Aline Morais
A Câmara Municipal de Caicó promoveu, na tarde desta terça-feira, 1º de julho, uma Sessão Solene no Plenário Prefeito Inácio Bezerra em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa, proposta pela vereadora Ana Aline Morais (PT), destacou o papel transformador do cooperativismo no enfrentamento dos desafios sociais, econômicos e ambientais contemporâneos, reconhecendo sua importância global e local.
A solenidade também marcou simbolicamente os 110 anos do cooperativismo potiguar, celebrando ainda o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado mundialmente no primeiro sábado de julho. Ao reunir lideranças, representantes de cooperativas, entidades de apoio e autoridades locais, a cerimônia reafirmou o mês de julho como um período de valorização e visibilidade do movimento cooperativista em suas diversas formas de atuação.
Em conformidade com o lema proposto pela ONU — “As cooperativas constroem um mundo melhor” —, a sessão prestou homenagem às cooperativas de Caicó, da região Seridó e de todo o Rio Grande do Norte. As entidades atuam em diversas frentes como crédito, saúde, agropecuária, transporte, consumo, trabalho, produção de bens e serviços, infraestrutura e seguros, sempre com base na democracia, solidariedade e no compromisso com o bem comum.
Além da propositora, Ana Aline, participaram do evento os vereadores Thales Rangel (PV), Diogo Silva (Solidariedade), Rutênio da Palma (PSDB) e Fabinho da Saúde (PSDB).
Em sua fala de abertura da solenidade, a vereadora Ana Aline Morais destacou o caráter social e emancipatório do modelo cooperativista: “O cooperativismo é mais do que um modelo econômico — é uma filosofia de vida baseada na solidariedade, na autogestão e na coletividade. Em tempos de individualismo e exclusão, as cooperativas se afirmam como caminhos possíveis e reais de geração de renda com equidade, inclusão e compromisso com o bem comum. Aqui no Seridó, essa prática é viva, concreta, e tem rosto: o rosto das mulheres agricultoras, dos feirantes, das juventudes do campo, dos empreendimentos coletivos, das associações e sindicatos que se reinventam todos os dias por meio do trabalho cooperado.”
O presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, também participou do evento e ressaltou a relevância do momento para o fortalecimento da cultura cooperativista. “No mundo todo, estamos celebrando este ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Vamos aproveitar esse momento histórico para celebrar e mostrar à sociedade o que o cooperativismo é capaz de fazer na vida das pessoas; como pode ser transformador, trazendo mais justiça social e econômica e sendo um motor de desenvolvimento”, afirmou Eduardo.
Já o representante do SEBRAE/Caicó, o analista técnico José Rangel, frisou a evolução do cooperativismo na região nas últimas décadas e o seu potencial para os próximos anos: “As cooperativas do Seridó aprenderam muito com o que aconteceu nas últimas duas décadas. Dito isso, acho que vamos construir um sistema cooperativista bem melhor do que nós tivemos até o momento.”
A Sessão Solene reforçou o compromisso do Poder Legislativo municipal com o reconhecimento e o apoio às práticas cooperativistas como instrumentos de transformação social, geração de trabalho digno e desenvolvimento sustentável no Seridó e em todo o Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes no evento: Arlindo Barbosa de Araújo, conselheiro de administração - representante do ramo consumo/OCERN; Joseilson Medeiros de Araújo - vice-presidente - representante do ramo agropecuário/OCERN; Eduardo Gatto de Azevedo Cabral - presidente do Sistema OCERN - representante do ramo trabalho, produção de bens e serviços; Roniere Carvalho de Lima, conselheiro de administração – representante do ramo transporte/OCERN; Marcelo Bessa de Freitas - conselheiro de administração - representante do ramo saúde/OCERN; José Silva de Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó; Gilberto Costa, gerente do INSS de Caicó; Assis Araújo, secretário de Formação e Organização Sindical da FETARN; José Rangel de Araújo, representante do SEBRAE de Caicó.