Audiência Pública debate convivência com a seca em Caicó e no Seridó
A Câmara Municipal de Caicó realizou, nesta terça-feira (9), uma Audiência Pública para discutir estratégias de convivência com a seca no Seridó. O encontro reuniu autoridades, representantes de instituições e agricultores familiares, em torno do tema “Caminhos para Garantir Água, Produção e Dignidade no Campo para a Agricultura Familiar”, proposto pela vereadora Ana Aline. Participaram ainda os demais parlamentares do Legislativo municipal, o deputado estadual Adjuto Dias e lideranças políticas regionais.
A abertura da audiência destacou os impactos da estiagem prolongada sobre as famílias agricultoras, com prejuízos à produção, restrição no acesso à água e perdas no rebanho. “Cada animal que cai no chão não representa apenas uma perda material, mas o sustento e a esperança de inúmeras famílias”, afirmou a vereadora Ana Aline, reforçando a necessidade de união entre municípios, Estado e União para enfrentar o problema. Adjuto Dias também enfatizou a importância do diálogo direto entre agricultores e representantes governamentais.
O evento contou com a presença de diversas entidades, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, associações comunitárias, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/RN), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/RN), Emater Regional, Cáritas Diocesana e Instituto de Gestão das Águas (IGARN).
Durante o debate, foram apresentadas exposições e iniciativas relacionadas à convivência com o semiárido. Alcione Marcos da Cunha, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural do Sobradinho, relatou a realidade das comunidades rurais. Já Gilvan Costa, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, defendeu a continuidade de projetos que garantam a permanência das famílias no campo. O secretário municipal de Agricultura, Alan Rangel, apresentou ações como a perfuração e recuperação de poços e a abertura de cacimbas.
Representando o Governo do Estado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varela, detalhou políticas estruturantes em andamento no Seridó, citando obras como as barragens de Oiticica, Passagem das Traíras, Carnaúba e, mais recentemente, a recuperação do açude Boqueirão, em Parelhas. O superintendente da Conab/RN, Sebastião Arruda Júnior, anunciou a previsão de envio “de 700 toneladas de milho para Caicó no início do ano”.
Ao final, vereadores, convidados e cidadãos também se manifestaram, reforçando o caráter participativo da audiência e a urgência de ações articuladas. A vereadora Ana Aline informou que as demandas apresentadas “serão dirigidas ao Governo do Estado, sugerindo a criação de uma comissão para discutir os encaminhamentos junto ao Comitê de Acompanhamento Hídrico no Rio Grande do Norte”.