Câmara Municipal de Caicó celebra os 103 anos do PCdoB em sessão solene
Na noite desta terça-feira (29), às 19h, a Câmara Municipal de Caicó realizou sessão solene em homenagem aos 103 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O evento contou com a presença do vereador proponente Thales Rangel (PV) e da vereadora Ana Aline (PT), além de representantes desses partidos e da sociedade civil.
Durante a cerimônia, Thales transferiu a coordenação dos trabalhos para Joseilson Ferreira, presidente do comitê municipal do PCdoB. Em seu discurso, Joseilson reafirmou o compromisso do partido com a democracia, a liberdade, a juventude e a comunidade LGBTQIAPN+. O PCdoB tem deixando contribuições importantes em diversos segmentos, ocupando espaços importantes na gestão municipal, no movimento sindical e de trabalhadores rurais”, disse Joseilson.
João Braz de Araújo, procurador-geral do Município e vice-presidente do comitê municipal, ressaltou a relevância do PCdoB no cenário nacional, especialmente na luta das forças progressistas e de esquerda para resistir às reformas políticas. “O partido sobrevive no chão da fábrica, no movimento sindical e entre os secundaristas”, afirmou.
Gilberto Costa, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), relembrou a relação histórica entre as duas legendas, que remonta ao início dos anos 1980. “Enquanto discutíamos a fundação do PT em Caicó, surgiu esse partido irmão, baseado nos mesmos ideais”, recordou.
A vereadora Ana Aline, integrante da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), convocou jovens e mulheres à militância, enfatizando a importância de um debate político respeitoso e colaborativo. O ex-vereador Veranilson Pereira, segundo parlamentar comunista a ocupar uma cadeira no Legislativo caicoense, reforçou o compromisso do partido com a democracia e a luta contra o retrocesso.
“Nós sabíamos que não podíamos decepcionar pela história construída, que se confunde com o Brasil na luta pela democracia. O partido faz político com ou sem mandato porque trabalhamos com firmeza, evitando o retrocesso”, completou o ex-vereador.
Já o presidente do comitê estadual do PCdoB, Divanilton Pereira, mantém a “convicção de integrar o projeto nacional de desenvolvimento, compreendendo a necessidade de darmos um salto no planejamento estratégico. O nosso projeto atinge as bases das desigualdades sociais”.