Câmara aprova tombamento dos Geossítios de Caicó

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto do Executivo que trata do reconhecimento de diversos geossítios de Caicó como componentes do Patrimônio Histórico e Cultural para fins de tombamento.

O projeto é de suma importância, pois o tombamento comprova o cuidado que o Município tem com a conservação desses patrimônios. Para quem não sabe, o Município lançou recentemente  o Roteiro Geoturístico de Caicó, destacando a expressividade em sua diversidade geológica e geomorfológica.

Segundo o secretário de Turismo de Caicó, Diego Vale, o roteiro turístico contempla geossítios localizados na zona urbana, como a Casa Forte Cuó, o Poço de Sant’Ana e a Casa de Pedra, e na zona rural, como a Serra de São Bernardo, a Gruta da Caridade e o ortognaisses Complexo Caicó.

De acordo com o projeto a fiscalização permanente dos bens caberá a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A realização de intervenção nos bens sem autorização da Secretaria acarretará em medidas legais administrativas, inclusive a demolição de eventuais construções e aplicação de multa previstas na legislação municipal.